Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa que Abordam a Pesca Artesanal Brasileira

COSTEIROS - UFBA

O grupo Costeiros tem como proposta analisar o processo de organização da região costeira que, embora limitada em sua dimensão física, reúne muitos usos do solo e atividades humanas, certas delas específicas. Urbanização, implantação de indústrias, atividade portuária e de navegação, turismo litorâneo e pesca são exemplos de atividades que incentivam a concentração de população na região costeira.

GAPTA  - Grupo Acadêmico Produção do Território e Meio Ambiente na Amazônia - UFPA

O GAPTA tem como objetivo unir alunos da graduação e da pós-graduação, assim como, o intercâmbio com outros pesquisadores em universidades no Pará, no Brasil e no exterior, com intuito de contribuir com as análises sobre a dinâmica territorial do desenvolvimento, questões referentes ao meio ambiente amazônico e a gestão territorial urbana e rural na Região Amazônia...

Saiba mais...

GeograFAR - A Geografia dos Assentamentos na Área Rural - UFBA

O GeografAR busca analisar o processo de (re)produção do espaço no campo baiano a partir da correlação de forças que se define pela ação política dos sujeitos sociais organizados. Estes, conformando distintas espacialidades e temporalidades reivindicam ao Estado, través de suas políticas públicas, o direito histórico da conquista e do reconhecimento dos seus territórios para a reprodução social da vida.Nesta perspectiva, a produção do espaço, os movimentos sociais e as políticas públicas constituem-se no eixo analítico do grupo.

Saiba mais ...

GEOPESCA - Grupo de Pesquisa de Geografias da Pesca - UFPA

O GEOPESCA integra pesquisadores e estudantes vinculados à UFPA e de instituições parceiras, para fomentar a pesquisa e debates sobre a pesca artesanal brasileira, mas com foco principal na região amazônica.

Saiba mais...

GERPCAM - Grupo de Pesquisa em Gerenciamento Costeiro Pós-Colonial na Amazônia 

Propõe uma perspectiva crítica à ideia governamentalizada de  desenvolvimento sustentável e, consequentemente, às premissas do atual modelo nacional de gerenciamento costeiro. Para isso, é necessário um "giro pragmático" na relação entre ciência e poder, técnica e política moderna de caráter colonial, a partir de um ponto de vista inaugurado por uma práxis política dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Trata-se de transformar o solipsismo metódico da política moderna e recuperar a política enquanto práxis e radicalidade crítica e democrática na produção de sujeitos históricos e de contribuição ao desenvolvimento territorial de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

Saiba mais ...

LIECTTLaboratório Interdisciplinar de Estudos em Comunidades e Territórios Tradicionais

Tomando como categoria analítica a questão agrária, em sua dimensão territorial, as atividades de pesquisa e extensão serão desenvolvidas de maneira interdisciplinar, envolvendo discentes e docentes de diversos cursos da UFRB e outras IES, assim como integrantes de movimentos sociais. O objetivo central do Laboratório é desenvolver ações de pesquisa e extensão de cunho interdisciplinar voltadas a analise e discussão das múltiplas territorialidades que caracterizam as comunidades tradicionais do estado da Bahia e as inúmeras contradições que envolvem historicamente os seus territórios.

Saiba mais ...

NEGA - Núcleo de Estudos Geografia & Ambiente - UFRGS

O Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente (NEGA) foi criado em 2003, com o objetivo de promover a pesquisa, a extensão e a discussão e construção teórica no contexto da questão ambiental, ou seja, o conceito de ambiente na construção do conhecimento geográfico. Este espaço surge do percebido no contexto geográfico local, a ausência de um espaço para materializar a discussão sobre a Teoria e o Método da Geografia, suas categorias e conceitos balizadores, suas correntes de pensamento.  

Saiba mais ...

NUPAUB - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras

Centro interdisciplinar de pesquisa ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, foi criado em 1988 (inicialmente um Programa de Pesquisa) para estudar as relações entre populações humanas e áreas periodicamente inundáveis do Brasil.

Estes ecossistemas, de alta produtividade natural e frequentemente utilizados por populações humanas de grande diversidade cultural, como o Pantanal Matogrossense, as várzeas da Amazônia, as regiões costeiras etc...

Saiba mais ...

NUTEMC -  Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas - UERJ

O Núcleo tem a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e de atividades  acadêmicas relacionadas aos temas estudados nas linhas de estudo. Tem como  compromisso contribuir para a compreensão das mudanças contemporâneas na/da  sociedade e no/do território e do processo de produção do espaço, tendo como foco os 
espaços urbanos no Brasil. 

Saiba mais ...